Ecologias políticas do capitalismo
e paisagens de desigualdade
A intensificação do extrativismo aumentou os conflitos, os desastres, os crimes, a desigualdade e a degradação ambiental. Espoliações provocadas pelo capital no espaço urbano operam cada vez mais em paralelo com a destruição das bacias hidrográficas, das montanhas, das florestas, o cercamento das águas. As narrativas despolitizadas do Antropoceno são contraditas por guerrilhas de narrativas que questionam a naturalização das opressões. Se o Antropoceno é a Era do Capital, quais horizontes permitem imaginar alternativas baseadas em transformações igualitárias das relações sócio-ecológicas pós-capitalistas?
#História ambiental
#Capitaloceno #Antropoceno
#Chthuluceno #Engenhoceno
#extrativismo #economia verde
#deslocamentos e #migrações #racismoambiental
#justiça ambiental
Ecologias políticas insurgentes
Essa sessão promove discussões sobre as lutas e as alternativas. Incentivamos propostas orientadas na análise das transformações políticas e das lutas territoriais. Abya Yala indígena, quilombola, diaspórica, camponesa, ribeirinha, seringueira, palenquera, fundos de pasto, sem terra e sem teto, o ecologismo popular e as epistemologias insurgentes. Os comuns são construções que historicamente enfrentam os cercamentos, desafiam a mercantilização, o individualismo, o neoliberalismo, nas cidades, nas águas, nas florestas e nos campos. Convidamos propostas que promovam pensamentos de resistências e das lutas.
#ecologia política dos comuns
#decrescimento
#ecologismo dos pobres
#pós-extrativismo
#pós-desenvolvimento
#ecofeminismos
#ecosocialismo
#ecosufuciência
#novas cartografias
Ecologias decoloniais, epistemologias ambientais e cosmovisões
Para além da materialidade, as reflexões teóricas da ecologia política latino-americana têm contribuído para visibilizar conhecimentos que vão muito além do conhecimento ocidental do mundo, assim como vislumbrar outros mundos que re-existem para além da colonialidade. Convidamos propostas que dialoguem com as alternativas epistêmicas, as lutas e guerras ontológicas, e com as formas de conhecimento e de vida que emergem da práxis decolonial, e que contribuam para visibilizar horizontes de alternativas frente às espoliações do Ser e do Saber territorializados.
#ontologia política
#epistemologias do sul
#perspectivismo
#multinaturalismo
#literatura ecocrítica
#narrativas de guerrilha
#autobiografias tóxicas
#ciência e tecnologia emancipatórias